Leila Cruz recebe alta patente do futebol

Neste início de 2019, a arbitragem do Brasil teve várias indicações para o quadro da Federação Internacional de Futebol (FIFA). E entre essas vagas na casa maior da modalidade no Mundo, está uma integrante da CDAF – Comissão Distrital de Árbitros de Futebol. A assistente Leila Naiara Moreira Cruz, de 30 anos, reside em Luziânia, está formada desde 2013 e atua no DF e na Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Ela é uma das quatro representantes do feminino no país na entidade máxima da futebol.

Na noite desta terça-feira (15), enquanto todos os outros árbitros e assistentes, juntamente da própria Leila, participavam da pré-temporada de 2019, ela recebeu a maior honra para um profissional que atua na área de arbitragem: o escudo da FIFA. Ela recebeu o distintivo das mãos do presidente da Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF), Daniel Vasconcelos, conterrâneo da árbitra.

A cerimônia foi acompanhada por todos os árbitros e assistentes do DF. Foto: Haland Guilarde/DF Sports

Para tal mérito, estiveram presentes na mesa, Rodrigo Raposo, representando todos os árbitros do DF; Raimundo Lopo, presidente do Sindicato dos Árbitros de Futebol do DF (SAF/DF), o próprio Daniel Vasconcelos, presidente FFDF; Geufran Oliveira, presidente da CDAF; Dr. Alberto Góes, presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do DF (TJD/DF); Wilde Cambão, deputado estadual de Goiás; além de Weber Magalhães, presidente da Sociedade Esportiva do Gama e que representou todos os clubes da capital. O diretor da FFDF, Márcio Coutinho, também prestigiou o evento.

Ao receber o distintivo, Leila Cruz, como é mais conhecida no meio, demonstrou completo carinho e respeito por todos os presentes. Em seu discurso, ela deixou clara a sua satisfação e gratidão. “Sei que quando eu colocar esse escudo no peito, não vou estar realizando uma luta apenas minha, mas de todos aqui. Não serei a Leila na FIFA, serei todos os árbitros do DF. Não cheguei sozinha, tive a ajuda e apoio de todos”, agradeceu.

Histórico

Desde que se formou, em 2013, Leila Cruz foi escolhida a melhor assistente do Campeonato do DF por duas vezes: 2015 e 2017. Além disso, foi a escolhida para integrar a arbitragem do Torneio Internacional de Futebol Feminino de Brasília. Em 2015 também ingressou na CBF, de onde jamais saiu, até os dias atuais. Ela é a primeira árbitra assistente de Brasília a ingressar na FIFA.

Estreias

Campeonato do DF: Brasília x Formosa, em 18/01/2014;

CBF: Luverdense-MT x Mogi Mirim-SP, em 27/12/2015.

Marcelo Gonçalo

Formado em Sistemas de Informação, optou pela carreira de Jornalismo a partir de 2008. Jornalista, comentarista e narrador esportivo, foi o principal repórter do site BloGama até 2018.

Marcelo Gonçalo tem 2843 posts e contando. Ver todos os posts de Marcelo Gonçalo

Avatar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *