Universo/Brasília perde para o Paulistano no retorno do NBB

Após o recesso de final de ano o Universo/Caixa/Brasília retornou para temporada 2018/2019 contra o Paulistano (SP), no ginásio da AsCEB, em busca de recuperação na tabela. O time candango, até então, era o lanterna na competição. Já a equipe paulista, por sua vez, estava no topo da tabela, em primeiro lugar, com 26 pontos.

No entanto, após uma atuação pífia, a equipe do Distrito Federal foi superada por 97 a 71. Ainda assim, O cestinha da partida foi o ala/armador Zach Graham, do Universo/Caixa/Brasília, autor de 22 pontos.

O maior pontuador do jogo mostrou o cartão de visitas logo no início da partida com cesta de três pontos. Porém, não foi o suficiente para evitar a primeira derrota do time em 2019 pelo placar de 71 x 97. O maior pontuador do Paulistano foi Renan e De Paula, com 14 pontos.

O primeiro quarto da partida começou morno para o Universo/Brasília, com muitos erros nos arremessos e marcação frouxa. Isto permitiu que o time de São Paulo ficasse na frente o quarto todo.

A torcida do time mandante estava incentivando o time o tempo todo. Contudo, o time paulista, por sua vez, estava mais vivo na partida, com passes rápidos e muita movimentação, dificultando a marcação do adversário. Aliado a isso, o time estava marcando forte, pressionando a saída de bola do Universo/Brasília, que cometeu muitos erros de arremessos, ficando atrás do placar em 11 x 22.

No segundo quarto da partida o Universo esboçou uma reação. Com as substituições, o time corrigiu os erros de marcações e acertou a mão na hora das finalizações. Até a metade do segundo quarto, o placar estava em 25 x 29.

Contudo, o Paulistano que começou a segunda etapa no ritmo mais lento e mudou de atitude. Voltou a marcar a saída de bola, forçando o erro do Universo/Brasília e ampliou a vantagem novamente, terminando o primeiro tempo da partida com nove pontos de vantagem, fechando o primeiro tempo em 34 x 43.

Na volta do intervalo, os times começaram com ritmo movimentado, mas o Universo/Brasília continuava errando na hora da finalização e, com a marcação falha, permitindo que o Paulistano tivesse vantagem de 17 pontos (40 x 57) até a metade do terceiro quarto. A etapa terminou com o time de São Paulo à frente do marcador, terminando em 48 x 67.

O último quarto começou com o time de Brasília melhor do que no terceiro quarto. Porém o adversário, apesar da marcação mais branda, seguiu à frente do placar (59 x 80). Com a entrada do Yago no Paulistano, o time tomou conta da partida, administrando a vantagem de mais de 20 pontos. O Universo/Brasília não conseguiu demonstrar reação, perdendo novamente, desta vez por 71 x 97.  

A próxima partida do time da capital será na terça-feira (15), às 19 horas, no ginásio da AsCEB, contra o Mogi (SP), que conta com 73% de aproveitamento.

Por João Vilagran

Marcelo Gonçalo

Formado em Sistemas de Informação, optou pela carreira de Jornalismo a partir de 2008. Jornalista, comentarista e narrador esportivo, foi o principal repórter do site BloGama até 2018.

Marcelo Gonçalo tem 2518 posts e contando. Ver todos os posts de Marcelo Gonçalo

Avatar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *