Sorteio da Copa do Brasil 2019 ocorre nesta quinta; veja os possíveis adversários de Brasiliense e Sobradinho

Nesta quinta-feira (13), às 20h, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizará o sorteio dos confrontos iniciais da edição de 2019 da Copa do Brasil. Apesar de ainda não divulgados os potes do sorteio pela entidade máxima do futebol brasileiro, o ranking nacional já havia sido divulgado, portanto é possível projetar onde os clubes que irão disputar serão posicionados para a execução do sorteio.

À exemplo da competição de 2018, a Copa do Brasil 2019 terá basicamente o mesmo regulamento, onde serão disputadas duas fases iniciais em jogo único, das quais a primeira fase, o mando de campo da partida será concedido ao clube de pior posição no ranking. Já na segunda partida, o mando de campo será definido através de sorteio.

Há 11 equipes que já estão automaticamente classificadas para as oitavas de final da competição, enquanto outras 80 disputarão as 5 vagas restantes nas oitavas para enfrentar estes clubes já classificados. A CBF dividiu estes 80 clubes em 8 potes com 10 em cada e a posição no ranking nacional é o que define em qual pote está cada equipe. Para o sorteio, os confrontos da fase de abertura serão executados da seguinte maneira: Pote A x Pote E; Pote B x Pote F; Pote C x Pote G e Pote D x Pote H.

Brasiliense e Sobradinho

Os representantes do Distrito Federal na competição já podem projetar seus possíveis adversários. Ocorre que Sobradinho, campeão brasiliense de 2018, e Brasiliense, vice campeão, ocupam os potes H e G respectivamente. Portanto, os possíveis adversários do Sobradinho serão provenientes do Pote D e o adversário do Jacaré será sorteado do Pote C.

O Sobradinho não terá vida fácil na competição. Mas se quiser avançar de fase não poderá pensar na dificuldade de seu primeiro desafio. De qualquer modo, o Leão já pode pensar em enfrentar tradicionais equipes do Brasil, de séries A, B, C ou D. O primeiro nome que se destaca no pote dos adversário do Sobradinho (Pote D) é o do CSA-AL. O Azulão de Alagoas é o atual vice campeão da Série B com uma campanha de 17 vitórias, 11 empates e 10 derrotas em 38 jogos. A equipe ficou atrás apenas do campeão Fortaleza-CE do técnico Rogério Ceni e retorna a elite do futebol brasileiro depois de 31 anos de ausência.

Além do vice campeão da Série B, o Sobradinho pode ter como adversário também o vice campeão da série C Cuiabá-MS. A equipe da capital sul matogrossensse perdeu a final da competição nacional para o Operário Ferroviário, mas conseguiu o acesso e estará na Série B de 2019. O Botafogo-PB, que chegou às quartas de final da Série C este ano, também poderá ser adversários do Leão. ABC-RN, Guarani-SP, Tupi-MG, América-RN, ASA-AL, Remo-PA e Ypiranga-RS são os outros integrantes do Pote D e possíveis adversários do Sobradinho na primeira fase da copa do Brasil.

Se o Sobradinho terá vida difícil ao analisar o poder de fogo de seus adversários, o Brasiliense também o terá. Ocorre que os adversários do Jacaré sairão do Pote C, que conta com equipes que estão em evidência no cenário nacional. A primeira delas é o Londrina-PR. A equipe paranaense, que conta com Dagoberto em seu plantel, safou-se do rebaixamento para a terceira divisão nacional com uma arrancada na segunda metade da Série B e chegou a brigar pelo acesso à Série A no final da competição, finalizando o certame na 8ª colocação com 55 pontos em 38 jogos.

Além do Londrina, os vizinhos e co-irmãos do Vila Nova-GO também poderão enfrentar o Jacaré na primeira fase da Copa do Brasil 2019. O Vila por pouco não conseguiu o acesso a Série A, tendo integrado em muitos momentos, o G4 da Série B. O Vila terminou a disputa da segundona em 7º, com 57 pontos em 38 partidas. CRB-AL, Oeste-SP e Brasil de Pelotas-RS, que permaneceram na Série B para 2019, também poderão enfrentar o Jacaré.

Juventude-RS e Boa Esporte-MG, rebaixados para a Série C 2019, também integram o Pote C e são possíveis adversários do Brasiliense. Náutico-PE, que fez uma ótima campanha na Série C alcançando às quartas de final da competição e Joinville, são as duas equipes que fecham os 10 clubes do Pote C, aspirantes a adversários do clube amarelo.

O sorteio dos confrontos de abertura da Copa do Brasil de 2019 será feito nesta quinta-feira (13) às 20h pela CBF.

Por Gabriel Felipe

Marcelo Gonçalo

Formado em Sistemas de Informação, optou pela carreira de Jornalismo a partir de 2008. Jornalista, comentarista e narrador esportivo, foi o principal repórter do site BloGama até 2018.

Marcelo Gonçalo tem 2508 posts e contando. Ver todos os posts de Marcelo Gonçalo

Avatar

Um comentário em “Sorteio da Copa do Brasil 2019 ocorre nesta quinta; veja os possíveis adversários de Brasiliense e Sobradinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *