Brasília Futsal receberá visita técnica da LNF para avaliar possibilidade de disputar a elite

Nos próximos dias alguns clubes de futsal do Brasil receberão visita técnica de inspetores da Liga Nacional de Futsal (LNF) que avaliarão a possibilidade destes integrarem e disputarem a principal competição da modalidade no país. São eles Campo Mourão-PR, G.R Pague Menos-CE e os brasilienses do Brasília Futsal. A equipe da Capital Federal mantém contato com a liga desde o ano passado, mas as conversas oficiais sobre a possibilidade da entrada do clube na LNF ocorrem desde o mês de março de 2018.

No dia 03/05, o presidente do Brasília Futsal Tiago Fernandes, recebeu os critérios para clubes convidados a disputantes da Liga Nacional de Futsal. A equipe brasiliense preencheu o formulário exigido, que foi encaminhado para a liga no dia 22/05, para que a análise pudesse ser feita. De lá para cá, o Brasília aguarda a confirmação de uma data de visitação para a vistoria técnica, onde a liga irá conhecer os locais de jogos do Brasília Futsal e toda sua estrutura, como finanças, comissão técnica e atletas. A visita técnica foi confirmada para o próximo dia 03/12.

Assim que executada a vistoria, a liga enviará todas as impressões sobre a estrutura do Brasília Futsal a fim de que seja avaliada a possibilidade de aprovação da equipe e a sua entrada como clube convidado da Liga Nacional de Futsal. A equipe tem mantido conversas com grandes empresas do Distrito Federal em busca de um patrocínio que garanta ao clube o porte financeiro necessário para a entrada na LNF.

O clube

O Brasília Futsal tem mais de 13 anos de existência nas quadras brasilienses. Começou como uma escolinha de futsal, chamada de Minas Esporte Clube. Após um tempo, a equipe foi rebatizada de Riacho Fundo Esporte Clube, para ter uma maior identificação com a região administrativa a qual o clube teve início. Desde 2016 atuando com o nome de Brasília Futsal, a equipe fará sua primeira tentativa para alcançar o patamar máximo de um clube de futsal dentro do Brasil: a Liga Nacional de Futsal (LNF).

O presidente Tiago Fernandes contou ao DF Sports um pouco sentimento em ver o Brasília Futsal subindo de patamar ao longo dos anos: “Nossa equipe tem mais de 13 anos de existência e por esse motivo, em 2016, por sido Bicampeão da Copa Brasília Futsal, vi que o DF merecia ter um time na LNF, por ver que temos competência, gestão e credibilidade de representar uma capital no cenário nacional com o futsal.”. Tiago falou também sobre as primeiras conversas com a LNF para levar o Brasília Futsal à competição: “Foi plantado essa semente nos nossos corações. A cada dia se passando o desejo aumentava cada vez mais e surgiu a oportunidade de conversar com a LNF em 2017, para termos a nossa equipe na liga em 2018. Chegando na reta final da temporada, vimos que ainda não era a hora de participar e chegamos na temporada 2018 e chegou o momento de ter uma equipe do Centro-Oeste na LNF. Por isso nós viemos desde março conversando com a LNF, negociando com os patrocinadores e vendo os locais de jogo para receber nossos torcedores e a população do DF.”

A última participação de um clube de Brasília na Liga Nacional de Futsal foi na edição de 2014 com o Green Team. Na ocasião, a equipe finalizou sua campanha na 14ª posição, na frente dos paulistas São Bernardo e São Paulo/FIB. Há portanto a necessidade de se possuir uma estrutura e um planejamento de um patamar ainda mais elevado para o caso da equipe ser aprovada na Liga. Por isso, Tiago diz que a diretoria vem melhorando sua estrutura e estudando o mercado há bastante tempo: “Em várias reuniões com minha diretoria consegui trazer os melhores profissionais para compor a comissão técnica, junto com um excelente treinador que já vem trabalhando comigo desde 2011 que é o Professor Manuel Santos. Contamos com o Ginásio da AABB para treinar e mandar os jogos da LNF, as empresas Real Expresso e Rápido Federal como patrocinadores master e ao Deputado Federal Júlio César, sempre apoiando o crescimento da nossa equipe e do esporte no DF. Estamos cientes de como é uma Liga Nacional de Futsal pois estudamos muito, pesquisamos o mercado, buscamos com os erros para ter os acertos para que com tudo isso, possamos ser a equipe que vai levar o nome na LNF como Brasília Futsal/Real Expresso e ser um grande representante do Centro Oeste na maior competição da modalidade. Quero aqui deixo o nosso maior agradecimento à essas empresas que nos confiaram em levar sua marca e às pessoas que sempre acreditaram e acreditam no projeto. Agradeço especialmente a minha esposa que sempre esteve ao meu lado apoiando e sonhando comigo nesse projeto, Analline Alves Nunes. ” Pondera

Caso aprovada a entrado do Brasília Futsal na LNF, o clube ingressará como equipe convidada e disputará a liga por dois anos, sendo que após esse período, para permanecer na liga, a equipe precisará comprar sua vaga na competição, o que a tornaria uma equipe franqueada. A vistoria técnica da LNF será feita no dia 03/12.

Por Gabriel Felipe 

Marcelo Gonçalo

Formado em Sistemas de Informação, optou pela carreira de Jornalismo a partir de 2008. Jornalista, comentarista e narrador esportivo, foi o principal repórter do site BloGama até 2018.

Marcelo Gonçalo tem 2616 posts e contando. Ver todos os posts de Marcelo Gonçalo

Avatar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *