Brasiliense Gilbert Klier derruba Nº 2 do mundo e vai à semi na Olimpíada Juvenil

Gilbert Klier Jr, atleta do Instituto Tennis Route, do Rio de Janeiro, brilhou nesta quarta-feira ao atingir vaga na semifinal dos Jogos Olímpicos da Juventude disputados sobre o piso de saibro em Buenos Aires, na Argentina, no Buenos Aires Lawn Tennis Club.

Número 12 do mundo, o brasiliense derrotou o argentino Sebastian Baez, número dois do mundo e tenista da casa, por um duplo 6/4 em 1h14min de duração em partida realizada na quadra 2 do clube. Foi a terceira vitória seguida de Klier sobre Baez. O brasileiro o derrotou na final do Sul-Americano em São Paulo, e Wimbledon onde fez quartas de final, primeiro brasileiro com esta campanha no evento mais tradicional do tênis após uma década.

“Estou muito contente pela vitória. Em todos os jogos é preciso ter uma estratégia, já havia enfrentado ele duas vezes e estudei como estava jogando e as coisas que deveris fzxer. Não gosto de pensar (na medalha) e sim partida a partida, jogar bem e se fizer isso terei oportunidades de ganhar,” disse Klier que é acompanhado pelo técnico do Instituto Tennis Route, Arthur Rabelo.

“Tem sido dias muito bons, Gilbert tem conseguido superar um monte de desafios que o torneio oferece, de cara estreou contra um ex-número dois do mundo, jogo duro, difícil e hoje contra um argentino com torcida contra, oportunidade dele ganhar um torneio importante em casa. O início hoje foi bem tenso, mas depois tomou conta da partida, foi impetuoso, corajoso. No final estava bem difícil, clima complicado, torcida empurrando o Baez foi quando ele tirou o melhor jogo, saiu de 0/30, teve muita coragem e fez os quatro melhores pontos do jogo dele. Isso engrandece ele, faz ganhar confiança para buscar coisas grandes aqui, isso tudo vem ajudando e vamos para o próximo”, afirmou o treinador.

Gilbert buscará vaga na final nesta quinta-feira contra o francês Hugo Gaston, quarto do ranking mundial. A partida acontece às 10h30 na quadra 2. Com a vaga na semi ele já garante a disputa no mínimo pela Medalha de Bronze.

Nas duplas Klier e o colombiano Nicolas Mejía perderam para a dupla formada pelo búlgaro Andrei Andreev e o australiano Rinki Hijikata por 2 sets a 1 com parciais de 7/ (8/6) 4/6 10/7.

Em Itajaí (SC), torneio com pontuação Grau 4 para o ranking mundial, Nalanda Teixeira, do Instituto Tennis Route, se garantiu nas quartas de final derrotando Isabela Mercante por 5/7 7/5 6/1 e vai encarar a britânica Mila Burek por vaga na semifinal nesta quinta-feira. Daniel Szuczpak superou João Victor Loureiro, sexto favorito, por 6/3 6/4 e enfrenta nas quartas de final Eduardo Taiguara.

O Instituto Tennis Route, entidade sem fins lucrativos, tem como missão transformar a vida de jovens tenistas através do esporte e educação oferecendo oportunidades para criar rotas rumo ao tênis profissional ou universitário. O Instituto Tennis Route conta com o apoio do ITAÚ e REDE através da Lei de Incentivo pelo Ministério do Esporte do Governo Federal.

Por Fabrizio Bastos/Gallas Press

Marcelo Gonçalo

Formado em Sistemas de Informação, optou pela carreira de Jornalismo a partir de 2008. Jornalista, comentarista e narrador esportivo, foi o principal repórter do site BloGama até 2018.

Marcelo Gonçalo tem 2235 posts e contando. Ver todos os posts de Marcelo Gonçalo

Avatar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *