Projeto Social Correios, Squash que Transforma investe no futuro de jovens estudantes

Transformar a vida de jovens estudantes, proporcionando enriquecimento acadêmico, saúde, bem-estar, responsabilidade social e liderança por meio do squash. É com este objetivo que a Confederação Brasileira de Squash (CBS), em parceria com os Correios, está desenvolvendo o Squash Urbano Capital – Projeto Social Correios, Squash que Transforma. Um programa acadêmico e esportivo, com profissionais capacitados, que tem como missão dar oportunidades para alunos de escolas públicas, voltado para a educação, acompanhamento por mentores, serviço comunitário e esporte.

O Projeto Social Correios, Squash que Transforma é realizado com base em 20 anos de experiência em iniciativas similares nos Estados Unidos e tem como parceira a Squash Education Alliance (EA), que conta com vários membros nos Estados Unidos e afiliados internacionais – como “Squash Busters (Boston)”, “Street Squash (Harlem NYC)” e “Squash Urbano Colombia”. Universidades nos Estados Unidos, como Columbia University, Harvard University e Stanford University, recebem todo o ano programas EA, disponibilizam bolsas de estudo, bem como são sedes de torneios e acampamentos de squash urbano.

O Squash Urbano Capital, desenvolvido no Brasil, está sendo iniciado em Brasília (DF), com estudantes do Centro de Ensino Fundamental Polivalente (CEF Polivalente), escola referência na Capital Federal. Neste primeiro momento atende a 20 alunos de 6ª e 7ª séries e, anualmente, 20 novos estudantes serão admitidos no programa.

São três pilares: o acadêmico, no qual os estudantes terão suporte por pelo menos dois dias na semana, com aulas de inglês, auxílio na lição de casa e monitoria acadêmica individualizada; o squash, com aulas individuais e em grupo, com treinadores capacitados, participação em clínicas e competições – por equipe e individual (regionais, nacionais e internacionais); e o serviço comunitário, sendo voluntários na comunidade por no mínimo 15 horas ao ano.

“Com esse projeto, vamos dar oportunidade para esses jovens transformarem suas vidas por meio do squash. Com disciplina e empenho, eles serão motivados também em suas atividades acadêmicas. Para nós, dos Correios, é um privilégio poder contribuir com a mudança na vida de jovens que nem sempre possuem oportunidade. O esporte é uma das melhores maneiras de construir um futuro melhor para o nosso país”, afirma Carlos Fortner, presidente dos Correios.

Carlos Paiva, presidente da Confederação Brasileira de Squash (CBS), também destaca a importância do Projeto Social Correios, Squash que Transforma. “Um projeto que tem como missão transformar a vida de jovens por meio do enriquecimento acadêmico, saúde, bem-estar, responsabilidade social e liderança através do squash. Toda criança deve ter igual oportunidade de atingir a sua total potencialidade, desenvolvendo seus talentos, com a realização de várias atividades, sempre acompanhadas de profissionais capacitados”, observa.

Atividades na academia Capital Squash Center – Os alunos foram apresentados ao squash e convidados para um processo seletivo, avaliados em suas habilidades técnicas e comportamentais, visando o trabalho em grupo e o comprometimento com o projeto.  A permanência será de acordo com a assiduidade ao Squash Urbano e o desempenho escolar.

É realizado na Capital Squash Center, em Brasília, parceira do projeto, academia que conta com seis quadras de squash e locais para refeições e atividades acadêmicas. Os alunos têm direito a transporte da escola para a academia, almoço/lanche, todo o material para a prática do squash, assim como livros e material acadêmico necessário para apoiar os temas em estudo na escola. São quatro horas semanais no projeto.

“Com o início do projeto, vamos trabalhar com crianças hoje na melhor idade para começar a praticar o squash e, talvez, o esporte possa ser a grande realização da vida delas. Está tudo caminhando da melhor forma possível,  auxilio pedagógico, alimentação, além da parte prática do squash. Torcemos para que deste projeto tenhamos futuros atletas e, também, que possamos trabalhar com ainda mais crianças”, destaca Diego Bolzan, diretor do projeto e técnico do Time Correios Juvenil de Squash.

Projetos no Brasil – O Projeto Social Correios, Squash que Transforma integra a série de projetos desenvolvidos para o esporte no Brasil, que conta também com o Projeto Time Correios Brasil Squash Juvenil, para participação em torneios juvenis oficiais internacionais; Projeto Time Correios Squash Profissional, para que a modalidade participe dos torneios oficiais internacionais; o Projeto Embaixadores que transforma os melhores atletas brasileiros em embaixadores do esporte; e o Projeto Capacitação, cuja missão é formar corpo técnico qualificado para dar suporte ao crescimento do esporte nos próximos anos.

Sem falar no Circuito Correios de Squash Profissional – NSB, o maior campeonato da modalidade no País, que já realizou sete etapas nesta temporada, passando por São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Natal (RN), Ponta Grossa (PR) e Florianópolis (SC). A próxima está marcada para São Paulo (SP), entre os dias 18 e 21 de outubro.

Modalidade que cresce no Brasil e no mundo – O squash cresce ano a ano e trabalha para ser incluído nos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris, na França. É jogado em 148 países, apreciado por mais de 15 milhões de pessoas, e no Brasil tem cerca de 60 mil praticantes, uma das maiores comunidades de squash nas Américas, espalhados por 19 estados e mais de 1.000 quadras. Em nível internacional, os brasileiros já conquistaram nove medalhas em Jogos Pan-Americanos – duas de prata e sete de bronze -, com atletas que integram a elite mundial da modalidade.

Mais informações:
Site:  
http://cbsquash.com.br/
Fanpage:  
https://www.facebook.com/squashbrasil/

 

Por Doro Jr/ZDL Sports

Marcelo Gonçalo

Formado em Sistemas de Informação, optou pela carreira de Jornalismo a partir de 2008. Jornalista, comentarista e narrador esportivo, foi o principal repórter do site BloGama até 2018.

Marcelo Gonçalo tem 2263 posts e contando. Ver todos os posts de Marcelo Gonçalo

Avatar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *