O brasiliense Mário Veríssimo é campeão brasileiro de Maratona MTB no ES

A cidade de Domingos Martins (ES) foi sede neste domingo (12) do Campeonato Brasileiro de Maratona MTB (XCM) de 2018. Na disputa pelo título da elite masculina, o Shimano Sports Team dominou a corrida, com os quatro primeiros entre os cinco atletas do pódio sendo patrocinados pela marca. O título ficou com Mario Antônio Veríssimo (Squadra Oggi), que cruzou a linha de chegada em 3h12min26. Edson Rezende (Caloi Avancini Team) e Kennedi Lago (Squadra Oggi) conquistaram as medalhas de prata e bronze, seguidos de José Gabriel Marques (Team Groove XCO) e Daniel Carneio, em quarto e quinto lugares, respectivamente.

Mario Veríssimo conquistou o título ao completar a prova no Espírito Santos pouco menos de dois minutos à frente do vice-campeão, Edson Rezende, que concluiu em 3h14min14. Enquanto Kennedi Lago fechou a prova em 3h14min38, José Gabriel veio logo em seguida, com o tempo de 3h14min47. Outros três atletas Shimano concluíram no top 10: Lukas Kaufmann (Cannondale Brasil Racing), em sétimo, Ricardo Pschedit (Trek/Shimano), em nono, e Wolfgang Soares (Caloi Avancini Team), em décimo.

Mario Veríssimo conquista mais um resultado expressivo em sua carreira. Foto: XCM 2018/Divulgação

“Me faltam palavras para descrever essa conquista. Ser campeão brasileiro de Maratona MTB de 2018 é um sonho realizado. Um título que eu buscava há tanto tempo e não foi nada fácil, porque os adversários também estavam muito bem preparados”, vibrou Mario Veríssimo. “Esta vitória veio no mesmo dia em que faz um ano da perda do meu pai, fato que aconteceu nas vésperas deste mesmo campeonato no ano passado. Quem me acompanha lembra que competi o Brasileiro XCM de 2017 em luto pelo meu pai”, completou.

“Agora, eu posso dedicar minha vitória e minha bandeira no peito ao meu pai. Dedico também o triunfo à minha equipe Squadra Oggi, que fez o possível para isso acontecer. Obrigado a minha família por não deixarem eu desanimar nunca. Também quero agradecer meus amigos triatletas de Brasília, por mudarem seus treinamentos por causa do meu foco e me ajudaram a treinar mais motivado para esse campeonato nacional”, concluiu o atual campeão brasileiro de XCM.

Demais resultados no Brasileiro – Outros cinco ciclistas Shimano estiveram em ação no Campeonato Brasileiro de Maratona MTB. Na disputa da elite feminina, Karen Olimpio (Squadra Oggi) foi destaque da marca, ao terminar em sexto lugar. Entre os homens, Daniel Grossi (Team Groove XCO) também concluiu a prova, em 16º lugar. Hugo Prado Neto (Cannondale Brasil Racing) e Viviane Favery (Cannondale Brasil Racing), ambos na elite, e Luiz Eduardo Ferreira (Squadra Oggi), na sub-35, não concluíram a competição.

Copa do Mundo de MTB – Número 2 do mundo no ranking mundial, Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing) disputou neste fim de semana a penúltima etapa da Copa do Mundo UCI de MTB, em Mont-Sainte-Anne, no Canadá. A competição teve início na sexta-feira (10), com o Short Track (XCC), prova em que Avancini garantiu mais um pódio, com a segunda colocação. Já no domingo, foi a vez da corrida principal, o Cross Country Olímpico (XCO). Com um nono lugar, o brasileiro garantiu a manutenção do top 3 no ranking da Copa do Mundo. Enquanto o suíço Nino Schurter garantiu o título geral da Copa do Mundo de Cross Country (XC) em 2018, somando 1.546 pontos, Henrique Avancini segue em terceiro, com 1.061, apenas 19 pontos atrás do vice-líder, o holandês Mathieu Van Der Poel, com 1.080.

“Resultado positivo em um dia de performance bem abaixo da realidade do momento. Alguns pequenos problemas para ajustar e entregar a força que construí”, comentou Avancini a respeito do XCO. “Com os resultados nas duas provas, fiquei em quinto lugar no acumulado da etapa canadense e mantive a terceira colocação geral da Copa do Mundo. Levando em consideração que o objetivo maior do ano era ter consistência, estou mais do que satisfeito com a temporada. Vamos para reta final da temporada com tudo”, destacou Avancini.

Suporte Neutro Shimano – Ilhabela, no Litoral Norte de São Paulo, sediou no domingo mais uma etapa do Warm Up de MTB da Brasil Ride, o principal circuito de provas de ciclismo no País, que contou com as categorias Pro (50 km) e Sport (25 km). Os Anjos Azuis, responsáveis pelo Suporte Neutro da Shimano, deram apoio técnico aos inscritos, independente da marca da bicicleta, componentes e patrocinadores, com uma base na arena do circuito e um posto avançado, durante a corrida. O serviço, presente nas principais competições do país, está sendo feito, a partir deste ano, em parceria com a Blue Cycle Distribuidora (Distribuidor exclusivo da Shimano no Brasil).

Novidades Shimano – Em 2018, a Shimano fez o lançamento do tradicional grupo de ciclismo de estrada 105 R7000, totalmente remodelado: são novas tecnologias herdadas do Dura-Ace, alavancas de STI adequadas para mãos menores (de mulheres por exemplo) e freio a disco hidráulico – finalmente regulamentado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). Vale destacar que o ciclismo de estrada é uma modalidade bastante praticada por atletas de MTB, como complemento aos treinos.

Também neste ano, a marca lançou o XTR M9100 e atendeu o pedido dos fãs com a configuração de 12 velocidades, trazendo muitas outras inovações. O grupo apresenta um cassete totalmente inovador com pinhões de amplo alcance de 10-45D ou 10-51D, freios com 2 ou 4 pistões, e um novo cubo com a nova tecnologia Shimano Micro Spline. Um novo projeto de configuração de freios e alavancas, que permite ao ciclista posicionar seus comandos, incluindo a alavanca de canote retrátil de selim “dropper post” XTR, em uma situação otimizada para máximo conforto e acionamento rápido.

Por Gustavo Coelho e Doro Jr./ZDL Sports

Marcelo Gonçalo

Formado em Sistemas de Informação, optou pela carreira de Jornalismo a partir de 2008. Jornalista, comentarista e narrador esportivo, foi o principal repórter do site BloGama até 2018.

Marcelo Gonçalo tem 2841 posts e contando. Ver todos os posts de Marcelo Gonçalo

Avatar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *