Depois de 15 anos, futebol profissional da ARUC é reativado e volta a disputar campeonatos

A ARUC está de volta ao cenário do futebol do DF. Depois de sua última participação no Campeonato Candango em 2003, o Gavião, depois de excluído injustamente do quadro de clubes da Federação de Futebol do Distrito Federal, acertou todas as pendências junto à CBF, e já está apta a participar de competições oficiais. O clube é mais conhecido pelas suas conquistas nas passarelas de samba, onde conquistou nada menos que 31 títulos nos carnavais da cidade.

Fundado em 1999 por Agricio Braga, Wagner Marques e Paulo Goyaz, o Departamento de Futebol Profissional da ARUC foi criado e o time disputou a segunda divisão em 2000, chegando às finais e perdendo o título para o recém criado Brasiliense. Os laços com o Gama iam além da Diretoria: os jogadores que eram revelados nas categorias de base do Periquito e não eram aproveitados na equipe principal, eram cedidos à ARUC.

E o retorno às atividades nos gramados coube a outro ex-dirigente do Gama. Trata-se de Alberto Carlos Mohamad (Betinho), sócio da empresa FUNFA que foi responsável pelas categorias de base do Gama até 2011. Nomeado para o cargo de Diretor de Futebol pelo presidente Moacyr Oliveira Filho (Moa), o dirigente falou ao DF Sports sobre os planos para o alviceleste: “O Daniel (Vasconcelos) conseguiu resolver as coisas na CBF e até o dia 5, se Deus quiser a gente resolve tudo e já poderemos disputar Infantil e Juvenil esse ano. Ano que vem, a Segunda Divisão. Este ano a gente iria participar não do jeito que a gente quer, só para participar, oficializar para ficar amarrado na CBF também. Estamos negociando” disse.

Com amplo conhecimento adquirido graças aos anos trabalhando com Categorias de Base, Betinho afirma que o foco principal do clube será formar jogadores: “Já começamos a fazer os contatos com quem irá trabalhar com a gente. Tenho um amigo que possui algumas quadras de campo sintético para implantação de nossas escolinhas com foco amador/social. O foco profissional também já está bastante adiantado. Profissionais de alto nível da cidade já estão apalavrados conosco. Clubes de futebol do México e EUA já estão fechados com o nosso projeto. A atualização das nossas estruturas já estão projetadas e conversadas. Os Diretores da ARUC (Carnaval) já disponibilizaram toda a estrutura. Temos um campo de futebol oficial, quadra de areia, quadra de futebol de salão, entre outros. Já entramos em contato com a Administração do Cruzeiro para podermos fazer treinos no estádio da cidade (Francisco Pires). Nosso foco principal é nas Categorias de Base, a formação de atletas. A ARUC Futebol, em nosso planejamento, está projetada para ser a maior da Cidade!” afirmou.

A ARUC deverá participar do arbitral do Campeonato Candango categorias Infantil e Juvenil. A reunião que definirá datas e formato de competição, está prevista para ocorrer na semana que vem pelo Departamento de Futebol Amador da Federação.

Marcelo Gonçalo

Formado em Sistemas de Informação, optou pela carreira de Jornalismo a partir de 2008. Jornalista, comentarista e narrador esportivo, foi o principal repórter do site BloGama até 2018.

Marcelo Gonçalo tem 2843 posts e contando. Ver todos os posts de Marcelo Gonçalo

Avatar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *