Abadião recebe rodada dupla de futebol americano durante o fim de semana

Nestes sábado e domingo (4 e 5), a casa do futebol americano no Distrito Federal será o estádio Abadião, na Ceilândia. Depois de receber o jogo da primeira rodada do campeonato brasileiro, o estádio recebe um dos clássicos mais tradicionais do Brasil e será palco para o futebol americano feminino.

Pela Brasil Futebol Americano (BFA), primeira divisão da modalidade, o Tubarões do Cerrado reencontra o seu maior rival na região centro-oeste, o Cuiabá Arsenal. O jogo será no sábado, dia 4, às 14h. Será a estreia do Tubarões no torneio e na temporada, já que não houve competições no primeiro semestre.

E pela Copa Sports America, o campeonato brasileiro feminino, o Brasília Pilots estreia no torneio contra o Aracaju Alfa no domingo, dia 5, às 9h da manhã.

Brasília Pilots

Com caráter pioneiro, as meninas do Pilots fazem história apesar do pouco tempo de atividade do time. O primeiro, e até agora único time feminino da capital, quer chegar ainda mais longe do que no ano passado, quando no primeiro ano de existência garantiu o 3° lugar nacional.

Uma dificuldade extra para o jogo é que o Alfa não realiza uma partida oficial desde 2015, impossibilitando assim a análise de vídeos e jogadas do adversário já que o elenco está radicalmente mudado.

O time de Aracaju contará com uma força extra da capital. Quatro jogadoras do time feminino do Leões de Judá, que ainda está em processo de formação e não disputa competições oficiais, irão vestir a camisa do Alfas na partida deste domingo.

O Pilots está no grupo 1 junto com o Sinop Coyotes e o Aracaju Alfa. O primeiro colocado da chave garante vaga e mando de campo nos playoffs. O segundo lugar poderá se classificar se tiver campanha melhor que o 3° colocado do grupo 2, que possui quatro times.

TdC de olho no futuro

Apesar de ser o primeiro jogo do Tubarões na competição (e o segundo do Arsenal), o que pode estar em jogo amanhã é o mando de campo nos playoffs. Se vencer, o Tubarões abre vantagem na tabela contra o Arsenal para ficar entre os dois melhores colocados da conferência, o que garantiria pelo menos um jogo dos playoffs em casa.

Para não deixar se distanciar na tabela, o Arsenal precisa da vitória, já que perdeu a primeira partida em casa para o Sorriso Hornets.

Reforços

Os dois times estão com o elenco bem reforçado. O Tubarões trouxe importantes jogadores do Goiânia Rednecks que desistiu da competição, destaque para os recebedores B1 e B2 e o jovem Wellington.

Já o Arsenal, que passa por um período de reformulação dentro e fora de campo, também trouxe um pacotão de reforços. Em especial o LB/RB Igor Motta, jogador da seleção brasileira, e dois norte-americanos. Os três entram em campo pela primeira vez nesta BFA amanhã.

Tabu

Em campo a rivalidade histórica entre as duas equipes que estão entre as mais antigas do centro-oeste marca a reedição da final da conferência do ano passado. Na ocasião os cuiabanos levaram a melhor por 19×10 na Arena Pantanal.

Além disso o time de Brasília sofre um longo jejum sem vitória em cima dos rivais. O último triunfo do Tubarões contra o Arsenal foi em 2010 em jogo válido pelo extinto Torneio Touchdown, quando venceu por 6×3 na capital federal.

Por Marcos Gomes

Marcelo Gonçalo

Formado em Sistemas de Informação, optou pela carreira de Jornalismo a partir de 2008. Jornalista, comentarista e narrador esportivo, foi o principal repórter do site BloGama até 2018.

Marcelo Gonçalo tem 2841 posts e contando. Ver todos os posts de Marcelo Gonçalo

Avatar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *