Duelo candango na elite do campeonato brasileiro de futebol americano

Amanhã (21), no estádio Abadião em Ceilândia, tem clássico candango válido pela primeira divisão do campeonato brasileiro. Mas ao invés dos pés, os times vão usar as mãos para representar o Distrito Federal na divisão de elite do futebol americano do país. Às 14h, Leões de Judá e Brasília Templários duelam para ver quem sai na frente na competição.

Se no futebol da bola redonda faz 13 anos que Brasília não tem um representante na série A, no futebol americano são três times que carregam a bandeira do Distrito Federal pelo Brasil a fora. Brasília Templários, Leões de Judá e Tubarões do Cerrado tentarão trazer para o DF o título inédito da Brasil Futebol Americano (BFA), principal torneio do Brasil.

Na conferência centro-oeste, além dos Brasilienses jogam Cuiabá Arsenal (MT), Sorriso Hornets (MT) e Campo Grande Predadores (MS).

Leões

O duelo do próximo sábado marcará a estreia de Leões e Templários na elite. Com mais experiência e um título candango no currículo, o Leões de Judá trouxe 15 reforços para participar do campeonato, entre eles Augusto ‘The Bus’ Oliveira. O jogador é um dos principais nomes do atual elenco e já coleciona passagens pela seleção brasileira de futebol americano, o Brasil Onças e promete atropelar qualquer adversário levar o time do DF a diante na competição.

Jogadores de peso vieram também de Goiânia. Com a desistência do Rednecks de participar da BFA, seis atletas vieram do time goiano para reforçar e dar profundidade ao elenco.

Apesar de muito bem reforçado, o Leões de Judá não terá vida fácil na conferência. Para chegar aos playoffs o time de Taguatinga precisa passar por equipes mais experientes no cenário nacional (Tubarões e Cuiabá Arsenal) e pelo Sorriso Hornets, equipe campeã invicta do campeonato mato-grossense 2018 e da Liga Nacional – 2° divisão nacional – de 2017. Segundo o presidente do Leões, Adalberto Dadau, a equipe do interior do Mato Grosso vai ser o principal adversário na disputa.

Templários

Pelo outro lado, o Templários tem uma equipe jovem, tanto dentro quanto fora de campo. É o time mais novo da conferência centro-oeste e um dos mais recentes da liga, tem pouco mais de 3 anos de fundação. Além disso, todos os jogadores do time farão a primeira partida em competição da primeira divisão do futebol americano.

O elenco sofreu algumas alterações em comparação com o ano anterior, quando disputou a Liga Nacional – 2° divisão. Duas baixas foram sentidas, o quarterback Wellington Fideles, e o running back Superman. No entanto a diretoria conseguiu reforços de outras equipes do DF, vindo especialmente do Santa Maria Bulldogs e do Brasília Alligators, que encerraram suas atividades.

Uma das características do Templários é conseguir revelar jogadores talentosos e mais uma vez a equipe precisará descobrir talentos dentro de campo para surpreender na BFA e chegar aos playoffs.

Tubarões

O Tubarões do Cerrado estreia no dia 4 de agosto contra o Cuiabá Arsenal, partida que reeditará a final da conferência centro-oeste de 2017 quando o time cuiabano levou a melhor. O time mais antigo do DF também se reforçou para a competição. Chegaram 34 jogadores para (re)compor o elenco e suprir perdas importantes, especialmente na linha defensiva.

O destaque dos reforços foram os irmãos Ewander e Ewandson, também conhecidos como B1 e B2, que atuam como wide receiver e retornadores. Ambos vieram do Rednecks. Wellington Fideles, o ex-quarterback do Templários, chegou para acrescentar no ataque, atuando como wide receiver, e na defesa, como defensive back.

Uma grande mudança nos bastidores do Tubarões foi a parceria com o Brasiliense Futebol Clube, que proporciona uma melhor estrutura para o time. Estrutura, camisa pesada e um elenco recheado de excelentes jogadores são fatores que colocam o TdC como um dos principais candidatos ao título da conferência ao lado do Arsenal, mas de olho em Leões e Hornets que correm por fora.

Marcelo Gonçalo

Formado em Sistemas de Informação, optou pela carreira de Jornalismo a partir de 2008. Jornalista, comentarista e narrador esportivo, foi o principal repórter do site BloGama até 2018.

Marcelo Gonçalo tem 2444 posts e contando. Ver todos os posts de Marcelo Gonçalo

Avatar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *