Campeonato Mundial Wushu de Juniores será realizado em Brasília

Foi realizada, na manhã desta quarta-feira (11), no hotel Royal Tulip, a conferência de imprensa do 7º Campeonato Mundial de Wushu. O evento contou com a participação de Anthony Goh, Vice-Presidente Executivo da Federação Internacional de Wushu; Bryron Jacobs, diretor Técnico do Campeonato Mundial; Martha Burr, Diretora de Comunicação e Mídia; Marcus Alves, Presidente da Confederação Brasileira de Wushu; Rodrigo Carazzato, Secretário Geral da Confederação Brasileira de Wushu; Daniel Dionísio, Presidente da Federal Brasiliense de Wushu; e Paulo Domingues, representante da Secretária de Esporte, Turismo e Lazer do DF.

Os melhores do mundo de Wushu, com menos de 18 anos, vão se reunir para o Campeonato Mundial Junior de Wusgu, em Brasília no Ginásio Nilson Nelson. Wushu foi umas das oito modalidades pré-selecionadas, em agosto de 2015, para inclusão como um esporte adicional nas Olímpiadas Tóquio 2020. O Torneio Nanjing Juvenil de Wushu 2014 também aconteceu no mesmo período dos Jogos Olímpicos Juvenil.

A competição na capital federal será realizada entre os dias 9 e 16 de julho. O evento da Federação Internacional de Wushu, que é promovida a cada dois anos, está previsto para 653 participantes de 42 países. Esta também será a primeira edição que terá sede na América Latina. “Eu estou convicto de que estamos preparados para realizarmos um evento que a modalidade merece”, afirmou Marcus Alves, Presidente da Confederação Brasileira de Wushu.

O Campeonato Mundial de Wushu é o campeonato oficial para atletas juniores e é realizado pela Federação Internacional de Wushu. O Campeonato ocorre a cada dois anos e apresenta um alto nível dos competidores. Este ano, a Confederação Brasileira de Wushu vai organizar a 7ª edição juntamente com a Federação Internacional. A competição terá tanto o Taolu (categoria de 3 anos) como a Sanda para os competidores masculinos e femininos.

Para Marcus, este será um momento especial para o Wushu no Brasil. “Espero que, a partir deste momento, a realidade e a visibilidade da nossa modalidade comece a mudar, pois estamos prestes a entrar no circuito olímpico”, enfatiza esperançoso o dirigente mor no país.

A Federação Internacional de Wushu foi oficialmente reconhecida pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) em 2002, durante as Olímpiadas de Inverno de Salt Lake City, nos EUA. A Federação Internacional fez parcerias com a entidade máxima olímpica, com o intuito de dizimar a cultura e educação Wushu nas Olímpiadas de 2008 em Pequim.

O local do 7º Campeonato Mundial Junior de Wushu, que irá acontecer no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília, tem capacidade para 16.000 espectadores. A arena foi utilizada para os mais variados eventos esportivos de grandeza internacional. A competição começa dia 12 de julho, e estará disponível via live streaming no Facebook oficial da competição (7th World Junior Wushu Championships).

O 7º Campeonato Mundial contém duas principais categorias, conhecidas como: Taolu e Sanda. A competição do estilo Sanda oferece algumas das mais excitantes lutas de arte marcial, com a combinação de pontos através de socos, chutes, “sweeps” e arremesso do oponente. Os melhores lutadores da Rússia, Iran, China, entre outros países estarão no Campeonato para prestigiar os juniores.

Por Haland Guilarde

Marcelo Gonçalo

Formado em Sistemas de Informação, optou pela carreira de Jornalismo a partir de 2008. Jornalista, comentarista e narrador esportivo, foi o principal repórter do site BloGama até 2018.

Marcelo Gonçalo tem 3027 posts e contando. Ver todos os posts de Marcelo Gonçalo

Avatar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *