Minas Icesp empata fora de casa e garante vaga histórica

Foi heroico. O Minas Icesp empatou por 1 x 1 contra o 3B Sport-AM, na Arena da Amazônia, na tarde/noite deste domingo (1º), e garantiu a classificação para a final do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino da Série A2 de 2018. A equipe brasiliense venceu a primeira partida em Ceilândia por 2 x 1 e, com o empate fora de casa, confirmou também o acesso à Primeira Divisão da competição em 2019.

Os destaques da partida foram goleira Kris, que fechou o gol no segundo tempo e evitou as tentativas ofensivas da agremiação da casa, além da atacante Novinha, que marcou o gol nos últimos minutos da partida e cravou a classificação do time candango.

Com doses de sofrimento!

O jogo começou muito equilibrado, com os dois times atacando e investindo em contra-ataques rápidos.  Porém, o setor ofensivo do Minas sentiu falta da atuação da jogadora Katia Cilene, a substituta da Victória, que está com a seleção brasileira sub-20. A substituta ficou meio sumida do duelo.

Aos 34’, em uma cobrança de falta, Paloma mandou uma bola perigosa, que passou do lado da trave direita da goleira Kris. Dois minutos depois, o ataque do 3B foi fatal. Em uma roubada de bola da Aline no lado direito do campo de ataque, a camisa nove mandou a bola para Luana e, de carrinho, a artilheira do campeonato mandou para o fundo do gol.

Com o tento sofrido, o time do Minas ficou nervoso e perdeu a posse de bola. A equipe da casa ocupou o campo de ataque e teve mais uma chance com a Luana Splinter, para nova defesa da goleira Kris. Logo depois, o time de casa teve mais um ataque perigoso, mas a bola parou no bloqueio do time brasiliense.

No segundo tempo, “As Minas” voltaram buscando o gol de qualquer forma. Ana Keyla substituiu Kátia Cilene e, aos 16 minutos, bateu colocado para o gol e a arqueira Carla defendeu.

A torcida do 3b, embora pequena, embalou o time nos contra-ataques rápidos e, por detalhes, não foram convertidos para aumentar o placar a favor das donas da casa.  Aos 20 minutos da segunda etapa, Maiara bateu de primeira e a bola passa à direita de Kris. A jogadora Esther também mandou uma bola perigosa para o gol que passou rente a trave. Aos 34’, Maiara bateu cruzado e Kris defendeu novamente.

A goleira candanga foi muito acionada na partida e fez defesas que evitaram um placar elástico para o time do 3B. O jogo foi se encaminhado para o final com a equipe do Minas mais recuada, não conseguindo finalizar.

Tudo sinalizava a vontade de mandar a decisão para os pênaltis. Já o 3B atacava, tentava marcar, mas parava na arqueira do time brasiliense. Aos 41 minutos, a goleira Kris defendeu uma cabeçada de Tânia Maranhão e, logo depois, tirou uma bola do ataque do 3B por cobertura.

Como no primeiro jogo das semifinais, o segundo tempo teve seis minutos de acréscimo. Tempo crucial para definir a história da partida. Aos 47’ da etapa complementar, Novinha dominou na entrada grande área e chutou cruzado com direção ao canto direito da goleira Carla, empatando para o time do Minas Icesp.

A jogadora Nágela, do 3B, ainda tentou o gol com uma cobrança que bateu na trave da goleira Kris, mas logo depois o árbitro apitou o fim da partida com o placar de 1 x 1. Com o resultado, o Minas Icesp, que venceu o primeiro jogo por 2 x 1, cravou a sua classificação histórica do para a final do Campeonato Brasileiro da Série A2 e o acesso à Primeira Divisão (A1) em 2019.

A final do campeonato será entre o Minas Icesp e o Vitória-BA. Como a equipe brasiliense teve um melhor desempenho na primeira fase, o primeiro jogo será em Salvador e a decisão no Distrito Federal. As prováveis datas que a Confederação Brasileira de futebol (CBF) programou para as finais são os dias 8 e 11/07.

FICHA TÉCNICA  

3B-AM 1 x 1 MINAS ICESP-DF  

Campeonato Brasileiro Feminino da Série A2 2018 – semifinal (partida de volta)

01/07/2018 – 17h (horário de Brasília)

Estádio Arena da Amazônia, Manaus-AM

Árbitro: Antônio Frutuoso – AM

A1: Eliane Nogueira – AM

A2: Elivane Trindade – AM

4º Árbitro: Freddy Lopez Fernandez – AM

Analista de Campo: Reginaldo Noronha – AM

3B SPORT-AM

Carla; Ju, Nágela, Tânia Maranhão  e Nath Pitbull; Ester, Maiara (Nayara), Victória Cabral (Bruna) e Paloma; Luana Spindler e Aline (Sisi) .

Técnico: Sérgio Duarte

Gol: Luana (36’ – 1º T)

Cartão amarelo: Victória Cabral.

Cartão vermelho: não houve.

MINAS ICESP-DF  

Kris; Laine, Kaká, Andiara e Jéssica (Eliúde); Drica, Beatriz, Robinha e Katia Cilene (Ana Keyla); Bárbara (Dani) e Laíssa.

Técnico: Singol Santos.

Gol: Novinha (47′ – 2º T).

Cartão amarelo: não houve.

Cartão vermelho: não houve.

Por Mariana Fraga

Marcelo Gonçalo

Formado em Sistemas de Informação, optou pela carreira de Jornalismo a partir de 2008. Jornalista, comentarista e narrador esportivo, foi o principal repórter do site BloGama até 2018.

Marcelo Gonçalo tem 2921 posts e contando. Ver todos os posts de Marcelo Gonçalo

Avatar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *