Feminino: Gato visita o Gama e conquista os primeiros pontos

Na manhã deste domingo (10), Gama e Ceilândia se enfrentaram pela 3ª rodada do Campeonato de Futebol Feminino do Distrito Federal de 2018. Numa bela manhã ensolarada, as visitantes do Ceilândia surpreenderam as gamenses donas da casa com uma marcação dura na saída de bola e conseguiram beliscar um gol ainda no primeiro tempo para garantir os seus primeiros três pontos da competição. Com o resultado, as “Gatas Pretas” respiraram na competição e mostraram-se vivas na busca pelo título.

Pressão alvinegra no início

No princípio do primeiro tempo, o Ceilândia agiu rápido. Com uma marcação na saída de bola defensiva do Gama, a equipe visitante impediu que as donas da casa saíssem de seu campo de defesa e rumassem a construções de jogada no ataque. Por este motivo, o Gama precisou apelar para os chutões e durante boa parte do primeiro tempo não ofereceu perigo algum para o Ceilândia. As “gatas pretas”, por sua vez, conseguiram construir boas jogadas de perigo, entretanto não acertaram as finalizações e pouco exigiram da goleira Ana.

Quando o Gama começava a esboçar alguma jogada, depois de sofrer com inúmeras tentativas bloqueadas pelo lado direito de seu campo defensivo, o Ceilândia aprendeu a jogar aproveitando-se dos erros de sua saída de bola. Em um contra-ataque muito bem proposto por Maria, Gabrieli recebeu bom passe da meio campista e, após de um bate rebate na área defensiva das donas da casa, a camisa nove aproveitou a sobra e mandou a bola no cantinho de Ana, quando o relógio marcava 31 minutos.

A partir deste momento, a fortíssima pressão do Ceilândia diminuiu e o Gama conseguiu finalmente colocar a bola no chão. Contudo, no primeiro tempo, a reação alviverde não surtiu efeito algum no placar.

Pressão gamense

Na etapa complementar, Célio Lino substituiu Yasmin e Jenifer por Suzi e Elaine, respectivamente. A alteração surtiu mudanças positivas para o ataque do Gama logo nos primeiros segundos após o apito inicial do segundo tempo. Numa boa trama do ataque gamense, Elaine e Suzi trocaram passes em velocidade rumando à área defendida por Valéria. Elaine cruzou para Suzi, encobrindo Valéria mas a atacante alviverde não chegou a tempo e, sem ângulo, mandou a bola para fora.

O Gama gostou do jogo e ofereceu bastante perigo ao Ceilândia durante todo o restante da partida. Em uma das jogadas, Amanda cobrou escanteio na testa de Mayara, que cabeceou forte, mas a bola explodiu no travessão e a defesa alvinegra afastou. Numa outra jogada, essa proveniente dos pés de Milena, Suzi recebeu cruzamento da camisa 20 do Gama, mas chegou atrasada e não conseguiu empurrar para o gol vazio.

O jogo ficou morno nos 20 minutos finais e o Ceilândia segurou o resultado positivo fazendo uso da cadência. Numa das reposições de jogo, duas atletas alvinegras caíram no chão fazendo com que o jogo parasse. Isso mexeu com os ânimos do Gama, que não conseguiu encontrar a mesma rima do final do primeiro tempo e início do segundo. No final, Talita ainda conseguiu imprimir rápido contra-ataque para cima do Gama, mas adiantou demais a bola na corrida e Ana chegou providencial para segurar a bola. Após isso, a partida não reservou mais surpresas e o árbitro apontou o centro de campo.

Com este resultado, o Ceilândia arrancou sua primeira vitória no campeonato e agora pode respirar enquanto folga na próxima rodada. O Gama, que sofreu o primeiro revés no certame, agora terá de se armar para o próximo desafio. Na 4ª rodada, o alviverde receberá em seus domínios o líder Cresspom. A partida será realizada no próximo domingo (17), no CT Ninho do Periquito, às 10 horas.

FICHA TÉCNICA

GAMA 0 x 1 CEILÂNDIA

Campeonato Feminino do Distrito Federal 2018 – 3ª rodada

10/06/2018 – 10h

Centro de Treinamento, Ninho do Periquito – Gama

Árbitro: Marco Antônio

A1: Mateus Campelo

A2: Cássia França

Árbitro: Pedro Alves

GAMA

Ana; Jhenifer (Elaine), Carol, Mayara e Jéssica Bahia; Janaína (Karina),  Luciana, Bruna, Amanda e Milena; Yasmin (Suzi)

Técnico: Célio Lino.

Gol: não houve.

Cartões amarelos: Elaine e Bruna.

Cartão vermelho: não houve.

CELÂNDIA

Valéria; Amanda, Laiane, Juciara e Eliane; Alessandra, Camila, Maria e Keilly; Gabrieli (Suyane) e Erika (Talita).

Técnico: Wilton Lázaro.

Gol: Gabrieli (31’ – 1º T).

Cartões amarelos: Amanda, Layane, Suyane e Keilly.

Cartão vermelho: não houve.

Por Gabriel Felipe

Marcelo Gonçalo

Formado em Sistemas de Informação, optou pela carreira de Jornalismo a partir de 2008. Jornalista, comentarista e narrador esportivo, foi o principal repórter do site BloGama até 2018.

Marcelo Gonçalo tem 2616 posts e contando. Ver todos os posts de Marcelo Gonçalo

Avatar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *