Baiano anuncia sua aposentadoria e se dedica a novo projeto

Dermival de Almeida Lima, mais conhecido como Baiano, que defendeu as cores do Real Futebol Clube no Candangão de 2018, anunciou sua aposentadoria neste mês de maio. O atleta, que teve boas passagens por Santos-SP, Palmeiras-SP, Boca Juniors-ARG, Seleção Brasileira Olímpica, Brasiliense, Gama, Brasília, entre outros, sendo campeão de importantes competições como o Torneio Rio-São Paulo e Copa Conmebol, pelo Peixe, a Série B do Brasileirão, pelo Palmeiras e o Campeonato Candango, pelos rivais Gama e Brasiliense, encerra sua caminhada pelos campos do Brasil completando 22 anos de carreira.

No alto de seus quase 40 anos, o ex-lateral e volante de Capim Grosso-BA não pretende parar com o futebol após pendurar as chuteiras. A BEF (Baiano Escolinha de Futebol) é um projeto do ex-jogador que saiu do papel neste ano e vem como uma nova porta de entrada para crianças e adolescentes que desejam e tenham interesse em praticar o futebol.

Baiano explica à equipe do DF Sports que, em sua visão, o que falta aos jovens futebolistas da capital federal são mais oportunidades. “Eu sempre tive essa ideia (de criar a escolinha) muito por causa do meu filho, pois sempre o levei para treinar em outras escolinhas e algumas coisas boas eu acabei aprendendo. E aquelas que eu vi que eram ruins, até mesmo por ser atleta, acabei melhorando”, conta.

O agora empresário continuou relatando a nova fase. “Como estou há mais de seis anos morando em Brasília, acabei indo a muitos lugares e conhecendo muitos atletas que são meninos ainda e que têm um potencial muito grande. Mas o problema é que faltam muitas oportunidades a eles. E eu espero que Deus me capacite para que eu seja a pessoa que traga essa oportunidade para esses jovens”, explica Baiano.

Além disso, o ex-atleta conta que seu projeto, dará a chance a garotos de mais baixa renda da capital de mudarem de vida por intermédio do esporte. “Muitos alunos, principalmente em Planaltina (de Goiás), são bastante carentes e vivem uma realidade muito parecida com a que eu vivi na minha infância. Então, o objetivo é levar a eles a oportunidade de fazerem avaliações em grandes clubes do Brasil”. O ex-atleta tem também o objetivo de executar todo o seu projeto com a ajuda e a transparência aos pais dos alunos, que poderão participar diretamente da relação professor-aluno, entre Baiano e os futuros atletas.

O ex-lateral (agora professor) está levando à sério a carreira de treinador e preparador de jovens atletas. Sobre cursos preparatórios oferecidos pela CBF, Baiano conta que já concluiu um, mas não o da entidade máxima do futebol brasileiro, por conta de valores, mas ele diz que pretende fazê-lo em breve. Contudo, Baiano já concluiu um curso na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de intermediário e outro de agente FIFA.

A BEF já possui três núcleos em funcionamento. A matriz, onde o projeto se desenvolveu e se iniciou, localizada em Vicente Pires, onde hoje possui mais de 200 atletas matriculados. Outra em Planaltina de Goiás, em parceria com a Escolinha Trans Batista, a qual possui cerca de 60 alunos. E a última, inaugurada há pouco mais de um mês e meio, que está localizada na cidade do Gama, na Ponte Alta Norte, funcionando nos campos sintéticos do popular restaurante Bola na Rede, e conta com cerca de 32 alunos.

Sobre a aposentadoria, Baiano não esconde amores ao Distrito Federal e diz que vai manter residência fixa na cidade. “Nunca imaginei morar tanto tempo seguido numa cidade como estou em Brasília. O povo daqui me acolheu muito bem, sempre foi muito hospitaleiro e respeitador. O projeto da escolinha, inclusive, é como se fosse uma forma de agradecimento aos candangos”, ressaltou.

Baiano também comenta a possibilidade de fazer um jogo festivo para oficializar sua despedida dos campos. “A minha ideia é fazer um jogo de despedida. Reunir alguns treinadores que foram importantes na minha carreira e, principalmente, muitos ex-jogadores que atuaram comigo. Mas ainda não tenho ideia de como ou quando vai acontecer. Até mesmo porque teremos Copa do Mundo mês que vem e estou me dedicando muito ao projeto e à minha família, quero curti-los também”, finaliza.

Por Gabriel Felipe

Marcelo Gonçalo

Formado em Sistemas de Informação, optou pela carreira de Jornalismo a partir de 2008. Jornalista, comentarista e narrador esportivo, foi o principal repórter do site BloGama até 2018.

Marcelo Gonçalo tem 2478 posts e contando. Ver todos os posts de Marcelo Gonçalo

Avatar

Um comentário em “Baiano anuncia sua aposentadoria e se dedica a novo projeto

  • Avatar
    15 de maio de 2018 em 14:34
    Permalink

    Parabens baiano o incentivo fez com que meu filho despertou no futebol. Sei Q não é fácil a tarefa é árdua mas o sonho dele é ser jogador de futebol. É com vc no apoio as escolinhas tudo e mais motivador. Atualmente ele está na trans Batista. Continue com esse projeto e com certeza craques serão revelados.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *