Vai começar a temporada nacional do basquete para o DF

A modalidade do basquete no Distrito Federal tem um calendário repleto de competições locais. Porém, a nível nacional, o que poucos esperavam a alguns meses atrás, está a poucas horas de acontecer. A capital do país estreia na noite desta terça-feira (27) na Liga Ouro, espécie de Segunda Divisão da modalidade no Brasil. Cerrado Basquete e Brasília Búfalos entrarão em quadra para começarem a buscar o acesso ao Novo Basquete Brasil (NBB).

Desde a saída do tradicional UniCeub/Brasília, o DF não tem um representante na elite do basquete nacional. Agora, com dois times buscando a ascensão, as chances são reais, mesmo que as diretorias dos clubes não confirmem nenhum favoritismo. Mas a caminhada não é das mais simples. Isso porque, até então, de forma oficial, a Liga Nacional de Basquete (LNB) sinalizou apenas a vaga para o campeão da Liga Ouro.

Brasília Búfalos

Apesar de ser um projeto novo, o Brasília Búfalos tem a esperança e o objetivo de conquistar o espaço deixado pelo antigo time que levava os torcedores sempre em bons números ao ginásio da Asceb, na 904 Sul. Embora seja completamente renovado, o novo time da capital tem profissionais que trabalharam no extinto clube, principalmente na comissão técnica, que será comandada por Brenno Blassioli, ex-auxiliar de Bruno Savignani.

Para ele, o momento é de dar a continuidade aos antigos projetos que deram certo na cidade. “Temos que aproveitar a energia que tinha. Claro que são projetos diferentes, mas temos que voltar para o NBB, e dar continuidade ao que vimos aqui nesse ginásio, com público. E sei que os jogadores farão de tudo para ganhar os jogos e alcançar o objetivo”, avaliou Brenno.

Apresentado apenas 11 dias antes do início da Liga Ouro, o Búfalos conta com 11 jogadores no elenco, sendo a maioria de fora do cenário local. São eles, os armadores Bruno Felipe e Gabriel; os alas Luiz Gustavo, Rodrigo Alves, Léo Eltink, Leonardo Branquinho e Bosch; além dos pivôs Léo Bispo e Zé Mauro.

A comissão técnica será formada, além do técnico Brenno Blassioli, o assistente Michael Swioklo, o preparador físico Carlos Carvalho, o estatístico José Victor, o fisioterapeuta Carlos Eduardo Ewbank e o roupeiro Hércules Lourenço.

A partida de estreia do Brasília Búfalos será nesta terça-feira (27), diante do Blumenau-SC, às 20h15, no ginásio do Galeão, na cidade do interior catarinense.

Cerrado Basquete

O atual campeão candango, pela Liga Brasília Basquete (Braba), além da Copa Brasil Centro-Oeste de 2017, tem como meta elevar novamente o nome da modalidade no DF a patamares mais altos. A diretoria buscou nomes do âmbito local para realizar tal feito. Assim, o Cerrado vai tentar surpreender na Liga Ouro.

O treinador escolhido para atuar na temporada foi Alexandre Jackson. Ao todo, ele terá a sua disposição, 16 atletas. Desses, 11 são formados diretamente na capital federal, mais precisamente em projetos sociais e na base do clube verde. “Todos no elenco estão com foco total no projeto. Observamos claramente quem tem identidade com o Cerrado, por isso a dedicação e a agressividade não irão nos faltar”, garantiu o comandante.

O plantel do Cerrado Basquete tem os armadores Fred, Bóris e Gabriel Magalini; os alas Paulo Lourenço, Breno Sena, Alan, João Vitor “Johny”, Lima, Bruce, Anderson “Ceejay”, Davy, Peterson e Adriano Mião; além dos pivôs Iago, Eric Soares e Victor Goiano.

Já a comissão técnica que terá a responsabilidade do comando, tem o técnico Alexandre Jackson, os assistentes Marco Aurélio Prata e Douglas Paignez, o preparador físico Hiury Brandão, além do fisioterapeuta Arédio Gertrudes.

Os primeiros arremessos do Cerrado na Liga Ouro serão dados a partir das 20 horas desta terça-feira (27), contra o Brusque-SC, na Arena Brusque.

Por Haland Guilarde

Marcelo Gonçalo

Formado em Sistemas de Informação, optou pela carreira de Jornalismo a partir de 2008. Jornalista, comentarista e narrador esportivo, foi o principal repórter do site BloGama até 2018.

Marcelo Gonçalo tem 2235 posts e contando. Ver todos os posts de Marcelo Gonçalo

Avatar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *