Em busca de um sonho

Por Lucas Bolzan

Foto: arquivo pessoal/competidoresdf

Toda criança que foca no esporte tem o sonho de ser um grande atleta no futuro. É o caso dos irmãos Marcos Vinícius, de 13 anos e Maria Eduarda, de 12, ambos filhos de Valéria Jesus, moradora da cidade de Samambaia. Mesmo com pouca idade, ambos são faixa marrom no Karatê. Marcos Vinícius disputa competições juvenis e Maria Eduarda na categoria infanfil.

Sempre apaixonados pelas artes marciais, os dois começaram a carreira quando estavam no maternal. Com o passar do tempo, observando a dedicação e o empenho de ambos, o primeiro professor do esporte os apresentou em várias competições regionais, nacionais e internacionais, fato que incentivou e aperfeiçoou Maria e Marcos a disputarem títulos, inclusive.

Devido toda essa dedicação, hoje, mesmo ainda com pouca a idade, os dois já acumulam títulos nacionais e internacionais, representando o Distrito Federal. As conquistas enchem de orgulho a todos que acompanham a carreira dos jovens atletas.

Amadurecendo à medida que o tempo passa e as competições chegam, este ano eles participaram de diversos torneios locais e regionais, inclusive ganhando medalhas. O momento mais importante da carreira deles, acabou acontecendo quando foram para a Argentina disputar o Sul-Americano da modalidade. Na competição, Maria Eduarda e Marcos foram campeões individuais por equipe.

Orgulhosa dos filhos, Valéria acredita na capacidade dos meninos. “Eles vêm em uma crescente. Este ano, até o momento, em todas as competições que participaram, trouxeram resultados positivos”, comentou.

APOIO

Como caso evidente, a vida de um atleta não é vivida apenas de vitórias e títulos. Por diversas vezes, tudo isso se esbarra em um grande obstáculo, chamado incentivo estrutural. Com a crescente de vitórias, inúmeros convites de torneios nacionais e internacionais chegam aos meninos. Mesmo com o reconhecimento e o grande currículo dos dois, poucas pessoas acabam valorizando ou buscando ajudar a família.

Marcos e “Duda”, treinam em um centro de Artes Marciais em Taguatinga Norte. Para contenção de gastos, os dois inclusive, não pagam a mensalidade na academia e, consequentemente, ainda ganham uma bolsa 50% de desconto na escola, justamente por causa do esporte e do grande potencial.

 

De acordo com Valéria, o Governo os ajudou para irem à Argentina disputarem o Sul-Americano. Chegando em casa, com as medalhas no peito, surgiu mais um convite para disputar agora o Campeonato Brasileiro, que será realizado em São Paulo.

A mãe, querendo sempre ver o sucesso de seus filhos, já correu atrás de apoio, de todos os modos. Mas ainda não conseguiu qualquer apoiador. “Quando chegamos do Sul-Americano corremos para ver se conseguíamos apoio para o Brasileiro. Inclusive, fizemos até uma “vaquinha” online para ver se poderíamos arrecadar dinheiro, porque a planilha de gastos para eu e eles irmos, sai muito alta, incluindo transporte e alimentação”, ponderou Valéria.

 

 

O Brasileiro de Karatê, será realizado na capital paulista no período de 15 a 19 de novembro. A única conquista até agora foi o ônibus, que mais uma vez o governo cedeu (Programa Compete, da Secretaria do Esporte), para o deslocamento de estado. Porém, de acordo com Valéria, ainda faltam as inscrições individuais, de equipe, alguns equipamentos, hotel, alimentação, translado do hotel para o ginásio, entre outros custos.

Desde agosto na tentativa de viabilizar ajuda, a organização do torneio nacional abriu exceção, em virtude desse tipo de situação, e adiou o prazo de inscrição dos jovens atletas. “Como a organização do torneio sabe que os meninos competem em outras competições, eles estenderam o prazo de inscrição. Mas meus meninos estão correndo risco de não participarem, porque infelizmente não tenho como ajudá-los financeiramente”, finalizou Valéria.

AJUDA

Quem quiser ajudar Marcos Vinícius e Maria Eduarda a disputarem o Brasileiro, basta realizar um depósito em qualquer quantia na seguinte conta:

CONTA CAIXA POUPANÇA
Agência: 1556
Operação: 013
Conta Poupança:21631-1

Nome: Valéria Jesus

Caso queira entrar em contato para doação de qualquer outro tipo de material ou para patrocínios, só entrar em contato nos seguintes números:

(61) 98267-9337 (fone)
(61) 98476-6506 (whatsapp)

Marcelo Gonçalo

Formado em Sistemas de Informação, optou pela carreira de Jornalismo a partir de 2008. Jornalista, comentarista e narrador esportivo, foi o principal repórter do site BloGama até 2018.

Marcelo Gonçalo tem 2618 posts e contando. Ver todos os posts de Marcelo Gonçalo

Avatar

Um comentário em “Em busca de um sonho

  • Avatar
    30 de outubro de 2017 em 18:11
    Permalink

    Venho por meio desta solicitar a gentiliza em analisar o pedido de patrocínio a atleta Hiorrana Xavier de 16 anos ,faixa roxa em karatê no intuito de viabilizar a participação do campeonato brasileiro que acontecerá nos dias 15 a 19 de novembro de 2017 , na cidade de São Paulo Ibirapuera . A referida atleta treina na academia dojo kanashiro situada na rua 9 , n 2408 st marista Goiânia – Goiás.
    Devido a disciplina e determinação nos treinos atleta tem alcançados excelentes resultados nas competições com isso conquistou a direito de participar do referido evento mencionado acima o patrocínio é de suma importância uma somente com a apoio dos famíliares ,o que infelizmente não supre os custo com passagem , hospedagem e alimentação do atleta durantes os campeonatos trata se de uma grande possibilidade de conquistar mais um titulo na carreira desta alteta que vem de muitos vitórias em eventos de karatê na categoria 15 a 17 juvenil B

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *